sexta-feira, 18 de maio de 2012

O Gran Finale da Temporada


                         

Chegamos a mais um término  de temporada no Velho Continente, temporada que foi marcada pelo surgimento de novas forças do futebol europeu, como : Montpellier na França, Apoel na Liga dos Campeões,  Málaga na Espanha, Udinese na Itália e Braga em Portugal, e por declínio de alguns “gigantes”, tais como: Inter de Milão, Roma , Arsenal e Liverpool.
Aqui vamos a mais um resumo dos principais Campeonatos Europeus se esquecer é claro da grande final da  Champions League. 

Na terra da Rainha todo mundo já sabia desde da metade da competição que o título iria para a cidade de Manchester, restava saber para qual  lado, vermelho do United  ou azul do City. Rodada pós rodada tudo indicava que o United levaria o caneco, mas no clássico da cidade na antipenúltima rodada o City goleou os Diabos Vermelhos por 4 a  1 e assumiu a liderança por saldo de gols, faltando apenas duas rodadas para o final, o  City cumpriu o seu dever e  sagrou - se campeão da Premier League depois de 44 anos na fila de espera. 
Arsenal e Tottenham completaram a lista para a próxima Champions. Destaques negativos fica por conta de Chelsea e Liverpool que ocuparam a sexta e sétima posição respectivamente.







Na Velha Bota, a Velha Senhora , a Juventus foi Campeão invicta com 23 vitórias e 15 empates, um feito heróico depois do rebaixamento 2006 / 2007, a  equipe  que ameaçou tira a taça do time de Turim foi o Milan, que brigou até o final, mas ficou com 4 pontos atrás de Del Piero e Cia.
Vale a pena ressaltar a surpreendente classificação da Udinese para a Champions e os vexames de Inter de Milão e Roma na  Serie A ,uma temporada para se esquecer.




Na Espanha é mais jogar cara ou coroa para saber quem vai ser campeão, pois ou dar Barcelona ou dar Real Madrid e já está sendo assim a muito tempo. Essa temporada foi Merengue, com inacreditáveis 100 pontos conquistados,  a equipe de Cristiano Ronaldo e Cia deu um show de futebol no território nacional, já na Champions não teve o mesmo êxito. E o Barça?. O Barça correu atrás do Real Madrid durante toda temporada , caiu para o Chelsea na semi final da Liga e ainda por cima perdeu o seu técnico Pep Guardiola, de bom  só os 60 gols de Messi na temporada, quem disse que o Barça não tem crise?. Se é que isso pode ser chamado de crise.
Fugindo do eixo Real e  Barça, destaque também para o Valência e o “Manchester City” da Espanha, o Málaga que conseguiram as duas vagas restantes para a Champions, o ponto negativo ficou com Submarino Amarelo do Villareal que foi rebaixado.



Na Alemanha, apesar da boa temporada do Bayern de Munique, a salva de prata ficou nas mão dos amarelos do Borussia Dortmund , com uma rodada de antecedência eles conseguiram levantar o bicampeonato com muito brilho e louvor.  A grata surpresa vem da cidade de Gladbach, onde o time local conquistou um feito de ir para Europa League 2012 / 2013.




Na terra de Napoleão, quem diria, o pequeno time da cidade de Montpellier, pelo que tudo indica vai levar o título da Ligue 1, deixando para trás os grandes,  Lyon,PSG e Marseille.Nem o  mais otimista torcedor do Montpellier acreditava nesse caneco, e o principal responsável pela excelente fase da equipe atende pelo nome de  Olivier Giroud, atacante de 25 anos.
 Ele é um dos artilheiros do campeonato com 21 gols ao lado de Nenê do PSG . Giroud atualmente está sendo convocado para a seleção francesa e  provavelmente jogará  a Euro 2012.



Na Terrinha a história não muda, novamente Porto campeão com folga, faz jus ao clube mais rico de Portugal, se é que podemos dizer assim dos clubes lusitanos, que passaram por uma terrível  crise financeira durante a temporada,  aos poucos as equipes tentam se levantar, vendendo os seus principais jogadores para outros mercados.



Finalmente, a Champions League, hoje é o dia mais esperado da temporada, porque ás 15:45 horário de Brasília, começará a mais um final de Liga dos Campeões.
De um lado o Bayern de Munique, jogando diante  de sua torcida e vem com moral, pois eliminou nada mais nada menos que o poderoso Real Madrid, jogando no Santiago Bernarbéu.
Do outro lado o desacreditado Chelsea, que passou por alguns altos e baixos durante a temporada ( terminou o Campeonato Inglês na sexta posição) e ainda perdeu o seu treinador André Villas- Boas, mas nos momentos cruciais da Champions foi decisivo e chegou com confiança na final, pois na semi final eliminou o Barcelona de Messi com um empate e uma vitória.


O time bávaro têm como referências, três jogadores que podem decidir a partida em qualquer momento, os meias Ribery e Robben e artilheiro Mario Gomez. Se esse tridente funcionar em harmonia, certamente o titulo ficará em Munique mesmo.

Já do lado dos Blues não podemos desrespeitar o faro de gol de Drogba, a genialidade e a precisão dos passes de Lampard e poder ofensivo de Fernando Torres, apesar que ele não está vivendo a sua melhor fase, mas nessa reta final de temporada, ele tem entrado e dando conta do recado, marcando gols importantes. O Chelsea pode surpreender em um contra ataque. È bom o Bayern abrir os olhos com esse time do magnata Roman  Abramovich. O Barcelona que o diga!!!



E aqui termina mais temporada na Europa, mês que vem tem Eurocopa e Julho / Agosto os meses das transferências, empréstimos, trocas  e especulações de jogadores. E no começo de Setembro inicia tudo outra vez com novidades nos elencos das equipes.

Vamos acompanhar passo a passo de tudo que acontece nos bastidores do mercado até o começo da temporada novamente.

Desde já agradeço a sua atenção!!!

Jocenildo Eufrazio.


Um comentário:

  1. Tim, meus parabéns! O blog está massa! Com um visual show de bola! Tente mantê-lo atualizado. Pelo menos umas três postagens por semana. Divulgue-o. já coloquei um link lá no futebolmania.net.

    ResponderExcluir